PLANEJAMENTO 2012
O planejamento é um meio para programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação. Ensinar bem é saber planejar. O importante que o planejamento esteja presente em todas as atividades escolares. É a etapa mais importante do projeto pedagógico, porque é nesta etapa que as metas são articuladas às estratégias e ambas são ajustadas às possibilidades reais da escola. Existem, pelo menos, três níveis de planejamento escolar:
Plano da escola (Plano Político Pedagógico da Escola ou PPP);
Plano de ensino (PE);
Plano de aula (PA).
Sucintamente, podemos dizer que o plano da escola traz orientações gerais que vinculam os objetivos da escola ao sistema educacional; o plano de ensino se divide em tópicos que definem metas, conteúdos e estratégias metodológicas de um período letivo e o plano de aula é a previsão de conteúdo, habilidades, estratégias de ensino e verificação de aprendizagem de uma aula ou conjunto de aulas. Como afirma Libanêo(1)
"O planejamento não assegura, por si só, o andamento do processo de ensino".
Contudo, é um passo importante de uma longa caminhada para um ensino de qualidade. Planejar bem requer:
Pesquisa permanente;
Criatividade na elaboração da aula;
Estabelecer prioridades e limites; Abrir-se para acolher o aluno e sua realidade; Flexibilidade para replanejar sempre que necessário.
Link do arquivo completo: http://www.educacao.sp.gov.br/docs/CGEB_PlanejEscolar2012_DEGEB_CEFAF.pdf
--> LINK ALTERNATIVO
Artigo enviado por: Ana Paula - Equipe LEM
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário