.

.
Seja bem-vindo.

domingo, 25 de março de 2012

Sugestões LEM no PRODESC

PRODESC 2012 – PROJETOS LEM - CEL

Um Projeto deve ter como objetivo principal fixar e ou acrescentar conhecimento ao conteúdo do currículo planejado para ser implantado na escola.Ele deve ser debatido juntamente com a proposta pedagógica elaborada no planejamento do início do ano. É neste momento em que o trabalho do ano anterior está sendo analisado e tanto os bons resultados como as causas de eventuais problemas estão na pauta do dia é que um projeto vai ser criado. Um projeto não deve repetir procedimentos das aulas regulares e sim agregar conhecimento de diferentes modos, estabelecendo metas ,com vista ao desenvolvimento de cidadãos autônomos e participativos.

O trabalho com projetos traz como subproduto o aumento do interesse pelo estudo de língua estrangeira e consequente diminuição da evasão, tornando a escola mais atrativa para os alunos.

Por exemplo, no ensino de língua estrangeira moderna foi detectado que os alunos têm grande dificuldade de se apresentarem oralmente. Um ou outro aceita cantar uma música ou até fazer uma leitura em voz alta. Responder perguntas mesmo que sejam simples, nem pensar. O que poderia ser feito? O trabalho com música e letra de músicas tem dado bons resultados, bem como pequenos sketches de teatro.

Já na língua escrita, a elaboração de livros de receitas, pequenos dicionários organizados a partir de estudos pertinentes e de leitura também têm funcionado muito bem. Se o projeto escolhido inclui viagens, conhecimento de lugares onde exista possibilidade de uso e experiência com a língua objeto de estudo e da cultura do povo, um relatório bem feito bem ilustrado se constitui, além do registro em si um material para socializar o aprendizado com alunos da escola como um todo.

Em todos estes casos, os alunos aprenderão a pesquisar, aumentarão o vocabulário utilizado por determinados segmentos, a competência linguística e ao final poderão apresentar um produto do estudo.


Orientações práticas:

- Se o projeto incluir visitas a museus, espetáculos ou locais públicos, deve-se agendar com a devida antecedência junto à própria instituição, pois alguns locais passam por reformas e ficam fechados durante meses.
- Se a compra de livros paradidáticos fizer parte dos recursos necessários para a execução do projeto, solicite títulos variados, citando no máximo cinco exemplares de cada título.
- A compra de dicionários NÃO está prevista como recurso para o atendimento do Projeto PRODESC.

Artigo enviado por: Jucimeire Bispo

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

TOPO